A Resolução nº. 613 do Conselho Universitário, de 13 de fevereiro de 2006, extingue sumariamente o Departamento de Arte e transfere seus cursos para o ICA — Instituto de Ciências da Arte, momento em que o Estatuto e o Regimento da UFPA ainda não haviam sido modificados para amparar a constituição de Escolas como unidades acadêmicas. A Diretora do CLA — Centro de Letras e Artes —, Célia Macêdo, informa, de próprio punho, o que ocorrera no CONSUN à nossa revelia.
Esse é o fato que dá origem às relações institucionais entre o Curso Superior de Música (Licenciatura) e o Curso Técnico, até então instâncias autônomas e independentes.
Embora acertos e acordos possam ser úteis e necessários a despeito de normas e regras, no nosso caso, houve uma precipitação, cujos documentos podem comprovar. Como "toda ação gera uma reação", estamos vivendo agora as consequências de atos intempestivos (por que?). Que fossem nobres as intenções primeiras, o erro estratégico e metodológico de fundação, perpetuado durante esses anos de relação regimental, transformou-nos em personagens de uma comédia dramática obscurantista.
Hora de passar a limpo nosso passado (e nosso presente também).